Este é um espaço democratico, falarei de família, amigos, religião, política, trabalho, universidade, cultura, esportes, festas, bebidas e etc...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um pouco sobre o Coritiba Foot Ball Club

No ano de 1909, diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein. Em uma das reuniões de Setembro a atenção de todos estava voltada para Frederico Fritz Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão.

Após alguns cabeceios e embaixadas, Essenfelder apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol. O grupo de jovens se encantou com o novo esporte e passou a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública.

Em pouco tempo, todos estavam completamente apaixonados e decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Theatro Hauer, na noite de 12 de outubro de 1909. Em 1910, durante uma assembléia da diretoria resolveu-se alterar o nome para Coritiba Foot Ball Club.

Suas principais conquistas são o Campeonato Brasileiro de 1985 e os 34 campeonatos estaduais, sendo o recordista de títulos paranaenses. Possui ainda 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010.

O Coritiba foi o primeiro time do Sul do Brasil a ganhar um campeonato de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973, o primeiro time do futebol paranaense a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série A, e a disputar uma Copa Libertadores da América e uma Copa Sul-Americana; representando todo o pioneirismo do futebol paranaense no cenário futebolístico nacional.

Curiosidade 01 - Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia européia, e Curityba, grafia tupi-guarani que significa "lugar com muito pinhão". Dez anos após, mudou-se para "Curitiba", porem o clube preferiu ficar com o nome tradicional.

Curiosidade 02 - Durante a partida final do Campeonato de 1941, um dirigente do Atlético/PR chamou o zagueiro alemão do Coritiba Hans Egon Breyer de "coxa branca". Os gritos acabam servindo de estímulo à equipe alviverde, que venceu por 3 x 1. O título foi muito comemorado e o termo virou sinônimo da torcida coritibana.

Curiosidade 03 - O Coritiba é o clube "alviverde" mais antigo do Brasil, seguido por Guarani (1911), Juventude (1913), Palmeiras (1914) e Goiás (1943).

Fonte: showdecamisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário